Objetivo
Capacitar profissionais no modelo de suprimentos Lean com o enfoque no relacionamento entre o fornecimento e o recebimento de materiais em ambientes empresariais, principalmente, mas não apenas, no ambiente de manufatura.
As estratégias de compras do Lean Manufacturing aplicadas às organizações fazem com que se obtenha uma cadeia de fornecimento enxuta, onde há redução de estoques, eliminação de rupturas de estoque e aumento da liquidez financeira das organizações.
Ementa
A função Compras
- Estágios da função de compras;
- Estratégias de compras.
Terceirização e fornecedores
- Terceirizações;
- Fonte única ou fontes múltiplas;
- Avaliação de fornecedores.
Sistemas puxados de compras (kanban de matérias primas)
- Análise de variação de demanda;
- Variação de demanda e lead-time (tempo de entrega);
- O que colocar em kanban.
Sistema Lean de Movimentação de Materiais
- Desenvolvendo um PPCP (Plano Para Cada Peça);
- Onde localizar o almoxarifado (chamado de supermercado ou market place), qual a quantidade de cada peça a se manter em estoque e qual o espaço a ser ocupado por cada uma delas;
- Como operar o almoxarifado (chamado de supermercado ou market place);
- Identificação de um modelo de abastecimento de linha de produção;
- Como sinalizar ao supermercado que há necessidade de abastecimento de linha de produção e quando.
Milk-run e Efeito Forrester
- Milk-run: ciclos frequentes de transporte;
- Amplificação da demanda: causas e possíveis soluções.
Facilitador
João Luís Piancó – MBA
- Profissional com 10 anos de experiência com Lean Manufacturing;
- Atuação nacional e internacional com Lean Manufacturing em grandes empresas nacionais (públicas e privadas) e multinacionais de diversos ramos: automobilístico, saúde, energia, naval, confecção, couro, químico e metal-mecânico;
- Professor de Lean Manufacturing, na Faculdade Farias Brito (FFB);
- MBA Executivo em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV);
- Graduado em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Federal do Ceará.