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O impacto da revolução digital para as empresas e clientes

By 1 de fevereiro de 2018 No Comments

Como todo processo evolutivo a transformação digital trouxe um novo foco, no qual as empresas fazem uso da tecnologia para aumentar seu alcance, melhorar o desempenho e garantir a eficiência dos resultados.

E dentro das indústrias este processo evolutivo de transformação digital não aconteceu de forma diferente. Assim como a primeira, segunda e terceira revolução industrial trouxeram aprimoramentos ao setor, hoje é possível se observar uma nova mudança sistemática e profunda na indústria pela inserção de tecnologias e digitalização em seus processos.

“A Indústria 4.0 é a transformação completa de toda a esfera da produção industrial
através da fusão da tecnologia digital e da internet com a indústria convencional.”
Angela Merkel

A quarta revolução da indústria: a revolução digital

A revolução digital, conhecida como Indústria 4.0, no entanto, não diz respeito apenas a sistemas e máquinas inteligentes e conectadas. Segundo Klaus Schwabem em seu livro “A Quarta Revolução Industrial” que as mudanças são tão profundas que, na perspectiva da história da humanidade, nunca houve um momento tão potencialmente promissor ou perigoso.

E esta revolução permite a produção de bens de alta qualidade a custos reduzidos, incrementando os padrões de consumo. O que parecia uma tendencia em 2014, segundo a PwC, hoje já está no escopo de pesquisas e estratégias de muitas empresas pelo mundo.

Ainda segundo a PwC, quando se analisa as empresas mundiais que se consolidaram dentro da revolução digital da industria 4.0, notou-se que há uma combinação de serviços de conectividade e automação avançados, computação em nuvem, algoritmos inteligentes e internet das coisas como transformadores dos negócios.

E para se entender a revolução digital, é preciso conhecer basicamente quais são as tecnologias que transformaram a industria 4.0, a fim de compreender como essa transformações mudaram os padrões de consumo e o comportamento dos clientes.

Tecnologias que trouxeram a Indústria 4.0

Abaixo, listamos algumas das tecnologias que trouxeram consigo a revolução digital:

  • Analytics e Big Data

Colete e avaliação de dados de várias fontes que se tornarão subsídios para as tomadas de decisões em tempo real

  • Inteligência artificial

Armazena dados e informações e auxilia nas decisões complexas (algoritmos).

  • Robótica avançada

Robôs que executam tarefas com alto grau de autonomia, sem a necessidade de controle humano constante.

  • Internet das Coisas

Conjunto de dispositivos físicos capazes de coletar, analisar e transmitir dados.

  • Veículos autônomos

Carro, caminhões, aviões, barcos e drones sem motoristas serão capazes de executar várias tarefas.

  • Impressão 3D

A impressão em 3D consiste na fabricação de um objeto por impressão, camada sobre camada, de um modelo ou desenho digital em 3D;

  • Nanotecnologia

Desenvolvimento de tecnologias em escala nanométrica com características mais leves, mais fortes, recicláveis e adptáveis.

  • Biotecnologia

Aplicação tecnológica que utilize sistemas biológicos e organismos vivos para criar produtos ou processos entra no conceito de biotecnologia.

  • A nuvem (Cloud Computing)

Local onde os consumidores podem implantar e executar sistemas operacionais e aplicativos.

  • Cyber Segurança

É a segurança dos seus sistemas de informação contra roubos e danos ao hardware, software e informações.

Impactos da revolução digital

Em todas as etapas da jornada do cliente, as tecnologias digitais criaram novas oportunidades de inovação e crescimento. O que viabilizou a criação de novas maneiras de melhorar e personalizar a experiência do cliente.

E este ciclo trazido pela revolução digital, através das tecnologias da indústria 4.0, influenciaram a maneira de como as empresas se envolvem com seus cliente e atendem as suas constantes alterações de demandas.

Ou seja, é possível que as organizações mudem a proposta de valor para os seus serviços oferecidos, por exemplo, baseado nos dados obtidos e analisados.

Desde as pesquisas iniciais de mercado, analise de vendas e gerenciamento dos serviços de pós venda, as tecnologias conectadas criam oportunidades para melhorar a eficiência dos seus processos, bem como melhorar a experiência dos seus clientes ajudando na evolução do produto, bem como a atração e retenção de clientes.

Resumidamente, é gerado um valor no produto e nos serviços, tudo baseados no cruzamento de informações obtido através das novas tecnologias.

Conclusão

As indústrias estão se transformando em indústrias digitais, utilizando-se de tecnologias e dados para melhorar o desenvolvimento dos seus produto, processos, e engajamento dos clientes. E essa transformação foi trazida pela revolução industrial, apresentada pela indústria 4.0.

Esta nova indústria se utiliza de tecnologias avançadas, como big datas, robôs autônomos, sistemas integrados, internet das coisa, segurança digital e a nuvem, para se fundamentarem de informações que orientarão as análises para a melhoria contínua de processos e engajamento de clientes.

E ao se incorporar as tecnologias da Industria 4.0 ao longo do ciclo de vida do cliente, as industrias podem muitas vezes alcançar benefícios significativos, que incluem retenção dos clientes, qualidade na experiência do usuário, redução dos custos de vendas.

E como num ciclo, todas as mudanças nos padrões de consumo e comportamento do cliente, trarão novos dados que analisados poderão ser instrumentos para a melhoria contínua, no curto, médio e longo prazo da organização.

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