Negócios

Certificação PMI-PBA: O que é e por que precisamos dela?

By 17 de outubro de 2016 No Comments

Introdução

PMI® anunciou ano passado sua mais nova certificação, o Profissional em Análise de Negócios (PMI-PBA). Com essa iniciativa, o PMI reconhece a importância da profissão e função de Análista de Negócios. Eles citam uma estatística do US Bureau of Labor Statistics que “empregos em análise de negócios estão previstos para aumentar em 22 por cento até 2020.” A projeção de crescimento de postos de trabalho juntamente com o reconhecimento do PMI da Análise de Negócios como uma profissão é uma boa notícia para analistas de negócios em todo o globo. Sentimos a certificação PM-PBA vai aumentar a estatura da Análise de Negócios e estamos animados com esta nova oportunidade.

A certificação começou a ser oferecida a partir de 04 de agosto, 2014, em fase-piloto e vai se tornar regular imediatamente a seguir. Aqueles que participaram do piloto receberam um desconto de 20% sobre a taxa da prova, e foi obrigado comprovar somente 25 horas de educação para se qualificar.

Muitos no mercado quere saber como isso vai afetar o IIBA, e suas certificações CBAP® e CCBA®. Vemos todas as três certificações coexistentes e que servem a diferentes fins. Abaixo vamos explorar as diferenças e pontos comuns destas certificações para ajudar você a selecionar a certificação(es) que são corretas para você e seus funcionários.

Comparando as Certificações

Esta nova certificação para análise de negócios pode gerar confusão na escolha certa da certificação que irá ajudá-lo a atingir suas metas profissionais. Esta comparação inclui requisitos de elegibilidade, conhecimento necessário, e seu papel atual ou desejado.

PMI-PBA vs Outras Certificações

A tabela a seguir compara as três certificações em termos de números e qualificações necessárias. Esta informação deve ser útil para ajudar a determinar qual certificação você se qualificaria.

Conteúdo da Prova

O quadro seguinte compara o conteúdo do exame IIBA CBAP, com o conteúdo do exame PMI-PBA. Embora não haja correspondência um-pra-um entre as Tarefas e Ferramentas das Áreas do Conhecimento IIBA® com Domínios no PMI®, é útil para ver como as áreas de conhecimento do Guia BABOK se alinham com os tópicos PBA.

Escolhendo a Melhor Certificação

A tabela abaixo foi criada para ajudar você a entender qual certificação poderia ser mais adequada com base em sua experiência, certificações atuais, e aspirações de carreira. “Altamente Recomendado – Highly Recommended” indica que nós pensamos que esta certificação é mais adequada para a circunstância, enquanto “Recomendado – Recommended” é uma alternativa viável.

Processo de Elegibilidade (Application)

Você pode estar se perguntando como o processo de elegibilidade se compara com o processo das certificações IIBA. O processo de elegibilidade para a PM-PBA é muito simples e comparável à elegibilidade para o Project Management Professional (PMP). Você vai precisar fornecer as seguintes informações para cada item de experiência, além das informações gerais e de contato:

  • Nome
  • Horas de Análise de Negócios por Domínio (Needs Assessment – Planning – Analysis – Traceability and Monitoring – Evaluation)
  • Uma descrição (entre 300-550 caracteres) das atividades de análise de negócios executadas.

Recursos

O desafio até então para conseguir a certificação do PMI-PBA residia na falta de material de estudo e cursos de preparação. PMI fornece uma lista de referências para estudo, e desde Outubro de 2014 lançou o guia “Business Analysis for Practitioners”, e estava planejando para 2015 um Requirements Management Body of Knowledge. Hoje já existem cursos disponíveis que cobrem o conteúdo como descrito pelo PMI no Exam Content Outline. Aqueles que desejam obter a certificação logo vão encontrar vantagens revisando os conteúdos dos simulados de provas, para determinar onde eles podem precisar de estudo adicional. Busque os cursos que abordem estas áreas, a fim de obter as horas de educação necessários e preencher seus pontos fracos de conhecimento. Procure Registred Education Providers (REPs) que fornecem cursos de preparação de certificação PMI-PBA, como a Watermark Learning representado no Brasil pela RBN Consultoria e Treinamento.

Conclusão

Nesse meio tempo, nós gostaríamos de compartilhar nossos pensamentos sobre a nova certificação. Nós acreditamos que há grandes distinções entre as duas certificações, do PMI e do IIBA, que são:

  • Embora o PMI entenda que análise de negócios se estende para além do ambiente do projeto e do programa, eles vêem “o âmbito de aplicação análise de negócios como realizado em um ambiente de projeto ou do programa”. Em outras palavras, embora análise de negócios se estende para além do projeto, é o programa ou projeto que prevê a contexto para análise de negócios. Portanto, a ênfase está em obter mais resultados de sucesso para projeto / programa. A perspectiva IIBA é que análise de negócios entregam valor do negócio. De acordo com Kevin Brennan do IIBA, análise de negócios é sobre entender “como uma solução irá se encaixar nas operações do dia-a-dia de um negócio”. O que a organização precisa? Ambos, é claro. Isso não quer dizer que o PMI não tem nenhum interesse em ajudar as organizações e as suas operações, nem que o IIBA não tem interesse na parte de análise de negócios que suporta o projeto / programa. É uma ênfase diferente.
  • Para aqueles que trabalham principalmente em projetos, ou que são um hibrido entre Gerente de Projetos e Analista de Negócios, o PMI-PBA é uma boa certificação para se ter.
  • Analistas de Negócios (AN) estratégicos e corporativos, e aqueles ANs que estão ANs profissionais por assim dizer, podem não ganhar tanto da certificação PMI-PBA. Enquanto eles podem encontrar valor na certificação PMI-PBA, a certificação IIBA provavelmente será mais significativa para eles.

Por fim, a comunidade de Analise de Negócios pode tentar ignorar a nova iniciativa do PMI, ou abraçá-lo e ver como as duas certificações concorrentes podem co-existir. Em última análise, ANs precisa entender o papel do Gerente de Projeto e vice-versa. Eles precisam colaborar e se comunicar, especialmente nas áreas de maior sobreposição, tais como gerenciamento de escopo, gestão de comunicações, gerenciamento de stakeholders, por exemplo. A colaboração é a chave para o projeto, programa e sucesso organizacional.

Por: Watermark Learning

  • Vicki James, PMP, CBAP
  • Elizabeth Larson, PMP, CBAP, CSM, PMI-PBA
  • Richard Larson, PMP, CBAP, PMI-PBA

Tradução e Adaptação: RBN Consultoria e Treinamento

  • Rodrigo Neves, MSc, PMP, PMI-PBA

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Além de receber este artigo no formato e-book, você receberá também um roteiro para orientá-lo a elucidar as principais duvidas que afligem os candidados ao PMI-PBA, que são:

1- O que é a Certificação PMI-PBA?
2- Será esta a melhor certificação para mim?
3- Será que possuo as horas de experiencia requeridas para fazer a certificação?
4- Será que possuo o conhecimento necessário para fazer e passar na prova?
5- Que material e estratégia de estudo preciso para ser aprovado na prova?

Fonte: Rodrigo Neves.