TRANSFORMAÇÃO DIGITAL PARA NEGÓCIOS: LIDERANDO A EMPRESA PARA 4ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

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Objetivo

Este curso tem como foco os gerentes podem inovar novas estratégias e modelos de negócios para permitir que sua organização prospere na visão geral da era digital. Os estudos de caso incluirão trilhas digitais, bem como empresas tradicionais que estão se adaptando à era digital.

Os principais temas de aprendizagem do curso incluem:

  • Compreensão dos comportamentos dos clientes digitais
  • Modelos de Negócios
  • Dados importantes e como criar dados como um ativo estratégico
  • Inovação através da Experimentação: testes AB e produtos viáveis mínimos
  • Traduzindo o Lean Startup para Enterprise Scale Innovation
  • Dominando Modelos de Negócios Disruptivos

Ementa

  • 5 DOMÍNIOS DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
  • REDES DE CLIENTES E O NOVO CAMINHO PARA A COMPRA
  • COMPREENDER OS COMPORTAMENTOS DO CLIENTE DIGITAL
  • MODELOS DE NEGÓCIOS DE PLATAFORMAS
  • CONCORRÊNCIA, DESINTERMEDIAÇÃO E CONCORRENTES ASSIMÉTRICOS
  • CONSTRUINDO DADOS COMO UM ATIVO ESTRATÉGICO PARA O SEU NEGÓCIO
  • DADOS IMPORTANTES NO TRABALHO: NOVOS DADOS, NOVAS FERRAMENTAS E MODELOS DE VALOR
  • INOVAÇÃO ATRAVÉS DA EXPERIMENTAÇÃO: TESTE AB E VÁLIDO MÍNIMO
  • TRADUZINDO O LEAN STARTUP PARA ENTERPRISE SCALE INNOVATION
  • ADAPTANDO SUA PROPOSIÇÃO DE VALOR
  • DOMINANDO MODELOS DE NEGÓCIO DISRUPTIVOS
  • RUPTURA SOBREVIVENTE -: 6 RESPOSTAS INCUMBENTES A UM DESAFIADOR DISRUPTIVO
  • LIDERANÇA E MARCOS DE IMPACTO DO VALOR DO CLIENTECarga Horária

24 horas/aula.

Facilitador

A Definir

MODELAGEM E GESTÃO DE PROCESSOS: (BPM): Teoria e Prática

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Objetivo

  • Entender os fundamentos de Processos de Negócio
  • Entender os fundamentos de BPM e BPMN
  • Diagramar um fluxo de processo com o padrão BPMN (Business Process Modeling Notation)
  • Conhecer as melhores práticas para Modelagem de Processos
  • Modelar os Processos utilizando o Bizagi Modeler
  • Documentar e publicar os processos utilizando o Bizagi Modeler

Ementa

  1. Introdução
    • O que são Processos de Negócio
    • Tipos de Processo de Negócio
    • O que é a Gestão de Processos de Negócio
    • Objetivos da Análise de Processos de Negócio
    • Abordagens para Análise de Processos de Negócio

  2. BPM & BPMN
    • Visão geral e benefícios do BPM
    • Visão geral e benefícios do BPMN
    • Elementos do BPMN (Nível 1)
  3. Bizagi Process Modeler
    • Visão geral do Bizagi Processs Modeler
    • Recursos de Mapeamento
    • Exercícios Práticos de Mapeamento
    • Exercícios Práticos de Documentação e Publicação
  4. Melhores Práticas
    • Fundamentos da automação de Processos
    • Primeiros passos para a adoção de BPM
    • Melhores práticas para projetos de BPM
    • Apresentação e discussão de casos

Carga Horária

24 horas/aula.

Facilitador

A Definir

Seis Sigma Green Belt

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Objetivo

O curso abordará os conceitos e ferramentas da Metodologia 6Sigma de solução de problemas a nível de Green Belt. A metodologia 6Sigma é aplicada com sucesso em grandes, médias e pequenas empresas em todo o mundo, e busca conectar a tomada de decisão com ferramentas estatísticas poderosas, aumentando a efetividade e eficácia das ações de melhoria contínua.

Ementa

Módulo 1

Introdução ao 6Sigma

  • Histórico;
  • O Modelo DMAIC;
  • Seleção de Projetos.

Estatística Básica com Minitab

Fase Definir

  • Definição do Problema;
  • Mapeamento do Processo;
  • Os 7 Grandes Desperdícios;
  • VOC/CTQ;
  • O Modelo de Kano;
  • Definição Operacional;
  • Diagrama Espinha-de-Peixe;
  • Matriz de Causa&Efeito;
  • O Contrato do Projeto.

Módulo 2

Fase Medir

  • Variação de curto/longo prazo;
  • Causas Comuns e Especiais;
  • Tipos de Dados;
  • Análise Sistema de Medição (MSA);
  • Coleta de Dados;
  • A Técnica da Amostragem;
  • Plano de Coleta de Dados;
  • Índices de Capacidade do Processo;
  • DPMO;
  • Rendimento Tradicional/ de primeira vez;
  • OEE;
  • Capacidade Cp, Cpk, Pp, Ppk;
  • Calcular o Nível Sigma.

Módulo 3

Fase Analisar

  • Análise de Falha e seus Efeitos (FMEA);
  • Gráfico de Pareto;
  • Gráfico Box-Plot;
  • Diagrama de Dispersão;
  • Teste de Hipótese;
  • Análise de Variância (ANOVA);
  • Teste de Variâncias;
  • Teste Chi-Quadrado;
  • Análise de Regressão.

Módulo 4

Fase Melhorar

  • Brainstorming;
  • Matriz de Esforço X Impacto;
  • Planejamento de Experimentos (DOE);
  • Erro Experimental;
  • Gráficos de Efeitos Principais e Interações;
  • Planejamento Fatorial 2k;
  • Análise de Residuais;
  • Redução do Modelo;
  • Uso de Blocos Experimentais;
  • O Otimizador de Resposta;
  • Análise de Custo X Benefício;
  • Plano de Ação;
  • Validação das Melhorias.

Módulo 5

Fase Controlar

  • Controle Estatístico do Processo (CEP);
  • Gráficos de Controle;
  • Regras de Controle;
  • Subgrupos Racionais;
  • Teorema do Limite Central (TLC);
  • O Gráfico de Controle X-R;
  • O Gráfico de Controle I-MR;
  • Os Gráficos de Controle P e NP;
  • Os Gráficos de Controle C e U;
  • Estabilização dos Ganhos;
  • Dispositivos à prova de erro (POKAYOKE);
  • Plano de Controle;
  • Procedimento Operacional Padrão;
  • Término do Projeto.

Carga Horária

80 horas/aula.

Facilitador

A Definir

Seis Sigma Black Belt

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Objetivo

O treinamento capacita os participantes a realizarem análises estatísticas refinadas na condução de projetos Seis Sigma, a nível de Black Belt, aprimorando o conhecimento dos processos e a assertividade nas tomadas de decisão.

Ementa

Fase I – Definir

  • O Projeto Black Belt;
  • Matriz de Causa e Efeito no Minitab;
  • Introdução ao Design for Six Sigma (Projeto para Seis Sigma).

Fase II – Medir

  • Análise de Capacidade para dados não normais;
  • Transformação de dados não normais (Transformação Box-Cox).

Fase III – Analisar

  • Análise de Multi-Vari;
  • Determinar tamanho da amostra para realizar comparações de processos;
  • Teste Não-paramétricos (dados Não Normal);
  • Análise de Regressão Não linear;
  • Análise de Regressão Múltipla;
  • Matrix Plot e Best subsets;
  • Análise de Regressão Logística para respostas discretos;
  • Simulação de Monte Carlo.

Fase IV – Melhorar

  • DOE Full Fatorial;
  • DOE Fracionado;
  • Análise de Superfície de Respostas (RSM) para modelos não lineares.

Fase V – Controlar

  • Curvas Características Operacionais (determinar tamanho e frequência de amostragem
  • para o controle do processo);
  • Gráfico de Controle da Soma Cumulativa;
  • Gráfico de Controle EWMA.

Carga Horária

60 horas/aula. (O curso é complementar ao treinamento de Green Belt)

Facilitador

A definir

Power BI

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Objetivo

Capacitar o profissional a manipular a ferramenta Power BI para criar painéis, indicadores e relatórios visualmente atraentes e funcionais.

  • Crie relatórios diferenciados, focados na tomada de decisão;
  • Aprenda a automatizar a extração de informações dos sistemas, para ter os relatórios atualizados automaticamente;
  • Analise informações de sites, banco de dados, planilhas, tudo na mesma tela e com facilidade.

Ementa

Módulo 1: Introdução às soluções de BI self-service

Neste módulo os estudantes serão apresentados aos conceitos-chave em inteligência de negócios, análise de dados e visualização de dados. Além disso, eles aprenderão a lógica do BI de self-service, considerações sobre o uso do BI de self-service e como os produtos da Microsoft podem ser usados para implementar uma solução de BI de self-service.

Lições

  • Introdução à inteligência de negócios;
  • Introdução à análise de dados;
  • Introdução à visualização de dados;
  • Visão geral do self-service BI;
  • Considerações de self-service BI;
  • Ferramentas da Microsoft para self-service BI.

Laboratório: Explorando uma solução de BI corporativo

Depois de concluir este módulo, você será capaz de:

  • Descrever os principais conceitos em business intelligence;
  • Descrever os principais conceitos na análise de dados;
  • Descrever conceitos-chave na visualização de dados;
  • Descrever a justificativa para self-service BI;
  • Descrever as considerações para o self-service BI;
  • Descrever como os produtos da Microsoft podem ser usados para implementar uma solução self-service BI.

Módulo 2: Introdução ao Power BI

Este módulo apresenta o Power BI.

Lições

  • Power BI;
  • O serviço Power BI;
  • Aplicativos móveis do Power BI.

Laboratório: Criando um painel do Power BI

Após completar este módulo, você será capaz de:

  • Descrever o Power BI;
  • Descrever o serviço do Power BI;
  • Implementar a Gestão Unificada;
  • Descreva aplicativos móveis do Power BI;
  • Criar um painel simples.

Módulo 3: Dados do Power BI

Este Descreve as fontes de dados do Power BI.

Lições

  • Usando o Excel como fonte de dados do Power BI;
  • Usando bancos de dados como uma fonte de dados do Power BI;
  • O serviço do Power BI.

Laboratório: Importar dados para o Power BI

Depois de concluir este módulo, você será capaz de:

  • Usar o Excel como fonte de dados do Power BI;
  • Usar bancos de dados como fonte de dados do Power BI;
  • Descrever a linguagem R;
  • Configurar o serviço do Power BI.

Módulo 4: Moldar e Combinar Dados

Este módulo descreve como moldar e combinar dados.

Lições

  • Consultas da área de trabalho do Power BI;
  • Formando dados;
  • Combinando dados.

Laboratório: Moldar e combinar dados

Depois de concluir este módulo, você será capaz de:

  • Criar consultas no Power BI Desktop;
  • Moldar dados;
  • Combinar dados.

Módulo 5: Modelando Dados

Este módulo descreve como modelar dados no Power BI.

Lições

  • Relacionamentos;
  • Consultas DAX;
  • Cálculos e medidas.

Laboratório: Modelagem de dados

Depois de concluir este módulo, você será capaz de:

  • Configurar o serviço Power BI;
  • Criar relações;
  • Escrever consultas DAX simples;
  • Criar cálculos e medidas.

Módulo 6: Visualização interativa de dados

Este módulo descreve as visualizações do Power BI.

Lições

  • Criando relatórios de Power BI;
  • Gerenciando uma solução de Power BI.

Laboratório: Criando um relatório do Power BI

Depois de concluir este módulo, você será capaz de:

  • Usar Power BI Desktop para criar visualizações interativas de dados;
  • Descrever o gerenciamento de uma solução Power BI.

Pré-requisitos

  • Notebook com o Power BI Desktop instalado (download a partir do site powerbi.com);
  • Acesso à internet no ambiente de treinamento.

Carga Horária

20 horas/aula.

Facilitador

A definir

Modelagem de Processos de Negócio com BPMN – Teoria e Prática

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Objetivo

Capacitar profissionais em conceitos, técnicas e ferramenta de Modelagem de Processos de Negócio com BPMN. Este curso prepara o profissional a utilizar a notação BPMN para a Modelagem de Processos em suas empresas, a fim de gerar valor de forma consistente e de acordo com as melhores práticas de mercado.

Ementa

Introdução à Modelagem de Processos
  • Modelo e Modelagem;
  • Níveis de Detalhamento;
  • Níveis de Processo;
  • Introdução à Notação BPMN.
Componentes da Notação BPMN
  • Visão geral;
  • Objetos e suas variações;
  • Boas práticas de modelagem de processos com BPMN;
  • Gerando a documentação do processo.
Utilização da notação em estudos de caso
  • Estudo de caso para fixação do conteúdo;
  • Revisão.

Carga Horária

24 horas/aula.

Facilitador

A definir

Método A3 para Solução de Problemas

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Objetivo

Capacitar profissionais no modelo de gerenciamento Lean, proveniente da Toyota Motor Corporation. Todo problema é um resultado indesejado, seja uma dificuldade de seguir o procedimento atual ou de realizar uma melhoria em um processo estável.

Utiliza-se o A3 de manutenção da rotina e o A3 de melhoria, de modo que, com uma abordagem estruturada, o Método A3 se torna o modelo de gerenciamento para a empresa. Busca-se aqui a multiplicação da competência de resolução de problemas a todos os funcionários da empresa do aluno, tornando esse profissional o agente de mudança da organização.

Ementa

Introdução ao Lean e 08 Perdas

  • Resultados alcançados com o Lean Manufacturing e Metodologia de Aplicação da
  • Transformação Lean;
  • História do Lean Manufacturing;
  • Princípios Lean;
  • As 08 grandes perdas de produção.

Ciclo PDCA

  • Modelo de descrição, análise e comunicação das decisões estratégicas;
  • Modelo de PDCA.

Modelo A3 de Gestão

  • Relatório A3 e seu envolvimento com o PDCA;
  • Modelo A3 de desenvolvimento de pessoas ;
  • Definição de problemas com base em dados;
  • Nemawashi – Estabelecimento de Bases para propostas de projetos de melhoria.

Carga Horária

20 horas/aula.

Facilitador

A definir

Mapeamento e Melhoria do Fluxo de Valor na Saúde

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Objetivo

Capacitar profissionais no modelo de mapeamento de materiais e informações do Lean na organização, onde essa é inteiramente representada através de apenas uma imagem. Essa ferramenta é importantíssima na Transformação Lean, pois cria um entendimento comum de onde gerar melhorias para o aprimoramento global da organização.

Além do Mapeamento do Estado Atual, desenha-se também o Mapeamento do Estado Futuro, que funciona como uma meta de excelência da manufatura da empresa. Além disso, esse curso traz as ferramentas necessárias para a mudança da empresa, de modo a levar o profissional a realizar grandes melhorias (kaikaku – melhoria radical) e várias melhorias incrementais (kaizen – melhoria contínua).

Ementa

Introdução ao Lean e 08 Perdas

  • Resultados alcançados com o Lean Healthcare;
  • História do Lean Healthcare;
  • Princípios Lean na saúde;
  • As 08 grandes perdas.

Fluxo de Valor

  • Identificação do escopo do projeto de melhoria;
  • Identificação do Fluxo de Valor;
  • Criar uma proposição de valor.

Mapa do Estado Atual

  • 1ª Visão do Mapa do Estado Atual – Mapeamento da Demanda do Cliente;
  • 2ª Visão do Mapa do Estado Atual – Mapeamento dos Processos da Organização e Métricas de desempenho Lean;
  • 3ª Visão do Mapa do Estado Atual – Identificando a movimentação de materiais entre os processos;
  • 4ª Visão do Mapa do Estado Atual – Mapeamento do fluxo de informações e das características de entrega dos fornecedores.

Como obter um Fluxo de Valor Enxuto (Fluxo Lean)

  • Aplicação do Takt Time;
  • Aplicação do Fluxo Contínuo;
  • Uso de Kanban como pulmão e ferramenta de controle de atendimento;
  • Uso do Pitch como modelo de gestão de produtividade;
  • Nivelamento e sequenciamento de produção com Heijunka Box.

Gestão do projeto

  • Como estabelecer a gestão do projeto;
  • Como manter o projeto no caminho certo;
  • Compartilhamento de lições aprendidas e expansão do projeto.

Facilitador

João Luís Piancó – MBA

  • Profissional com 10 anos de experiência com Lean Manufacturing;
  • Atuação nacional e internacional com Lean Manufacturing em grandes empresas nacionais (públicas e privadas) e multinacionais de diversos ramos: automobilístico, saúde, energia, naval, confecção, couro, químico e metal-mecânico;
  • Professor de Lean Manufacturing, na Faculdade Farias Brito (FFB);
  • MBA Executivo em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV);
  • Graduado em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Federal do Ceará.

Mapeamento e Melhoria do Fluxo de Valor

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Objetivo

Capacitar profissionais no modelo de mapeamento de materiais e informações do Lean na organização, onde essa é inteiramente representada através de apenas uma imagem. Essa ferramenta é importantíssima na Transformação Lean, pois cria um entendimento comum de onde gerar melhorias para o aprimoramento global da organização.

Além do Mapeamento do Estado Atual, desenha-se também o Mapeamento do Estado Futuro, que funciona como uma meta de excelência da manufatura da empresa. Além disso, esse curso traz as ferramentas necessárias para a mudança da empresa, de modo a levar o profissional a realizar grandes melhorias (kaikaku – melhoria radical) e várias melhorias incrementais (kaizen – melhoria contínua).

Ementa

Fluxo de Valor

  • Entendimento do que é Valor;
  • Entendimento do que é o Fluxo de Valor;
  • Definição e escolha de família de produtos a ser mapeada;
  • Mapa do Estado Atual
  • 1ª Visão do Mapa do Estado Atual – Mapeamento da Demanda do Cliente;
  • 2ª Visão do Mapa do Estado Atual – Mapeamento dos Processos da Organização e Métricas de desempenho Lean;
  • 3ª Visão do Mapa do Estado Atual – Identificando a movimentação de materiais entre os processos;
  • 4ª Visão do Mapa do Estado Atual – Mapeamento do fluxo de informações e das características de entrega dos fornecedores.

Como obter um Fluxo de Valor Enxuto (Fluxo Lean)

  • Aplicação do Takt Time;
  • Aplicação do Fluxo Contínuo;
  • Uso de Kanban como pulmão e ferramenta de controle de produção;
  • Uso do Pitch como modelo de gestão de produtividade;
  • Nivelamento e sequenciamento de produção com Heijunka Box.

Mapa do Estado Futuro

  • Identificação do Takt Time que melhor atende seu cliente;
  • Identificação do tipo de resposta ao cliente (make to order, make to stock, assemble to order e engineering to order);
  • Identificação do processo puxador, de onde aplicar supermercados (com uso de kanban) e de onde aplicar fluxo contínuo.

Facilitador

A definir

Lean Office

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Objetivo

Capacitar profissionais a aplicarem o Lean em ambiente administrativos, notadamente em empresas de serviço. A metodologia Lean Office é uma metodologia jovem, mas com impacto grandioso em termos de produtividade e em tempo de resposta ao cliente.

O ambiente administrativo esconde grandes desperdícios por seu layout departamentalizado e com pessoas especializadas apenas em sua função, desconhecendo todo o restante do fluxo de trabalho no qual estão inseridas.

Esse curso traz uma gama de ferramentas e boas práticas para levar a transformação Lean ao seu ambiente administrativo.

Ementa

Introdução ao Lean Office

  • Visão geral do Lean Office;
  • As 08 fases do Lean Office;
  • Painel Histórico de Gestão do Lean Office.

Etapa 1 – Comprometer-se com o Lean

  • Método Bate-Bola de gestão da melhoria;
  • Atividades chave de gerenciamento do projeto Lean Office.

Etapa 2 – Escolher o fluxo de valor

  • Tipos de fluxo de valor em relação ao tipo de resposta ao cliente;
  • Como escolher o fluxo de valor a ser melhorado.

Etapa 3 – Aprender sobre Lean

  • Treinando e fazendo;
  • Conceitos chave do Lean Office;
  • As 07 perdas do Lean Office;
  • As 03 fases de melhoria do Lean Office.

Etapa 4 – Mapear o Estado Atual

  • Preparação para o mapa;
  • Desenho do Mapa do Estado Atual.

Etapa 5 – Identificar as métricas Lean

  • Os fundamentos;
  • Métricas Lean.

Etapa 6 – Mapear o Estado Futuro

  • Fase de demanda do cliente;
  • Fase de Fluxo Contínuo;
  • Fase de Nivelamento.

Etapa 7 – Criar Planos Kaizen

  • Planejamento;
  • Plano Kaizen.

Etapa 8 – Implementar Planos Kaizen

  • Recomendações.

Carga Horária

20 horas/aula.

Facilitador

João Luís Piancó – MBA

  • Profissional com 10 anos de experiência com Lean Manufacturing;
  • Atuação nacional e internacional com Lean Manufacturing em grandes empresas nacionais (públicas e privadas) e multinacionais de diversos ramos: automobilístico, saúde, energia, naval, confecção, couro, químico e metal-mecânico;
  • Professor de Lean Manufacturing, na Faculdade Farias Brito (FFB);
  • MBA Executivo em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV);
  • Graduado em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Federal do Ceará.

Gestão Integrada de Projetos e Processos (PMO + BPMO)

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Objetivo

Capacitar o aluno no desenvolvimento de um centro de excelência em gestão integrada de projetos e processos para realização de estratégias organizacionais e inovação de produtos e serviços. Serão abordados estudos de casos, modelos e lições aprendidas em trabalhos na área vivenciados pelo professor.

Ementa

  • Cenários Organizacionais;
  • Gestão de Processos – Evolução e Maturidade;
  • Oportunidades de Melhoria e Inovação de Processos;
  • Escritório de Processos – Papéis e Funções;
  • Gestão de Projetos – Evolução e Maturidade;
  • Escritório de Projetos – Papéis e Funções;
  • Integrando PMO e BPMO – Centro de Excelência;
  • Fator humano, habilidades e competências;
  • Cultura Organizacional e Change Management.

Carga Horária

16 horas/aula.

Facilitador

Cassio Germano – Msc., PMP®, MBA

  • Diretor da Portfolio Gestão e Capacitação;
  • Participa do Advanced Project Management Program da Universidade Stanford (EUA);
  • Consultor internacional na área de governança, projetos, programas e portfolios. Entre seus clientes, constam empresas de grande porte e multinacionais de atuação na área de governo, saúde, educação, financeira, petroquímica, telecomunicações, tecnologia da informação e entretenimento;
  • Foi consultor na Seplag-CE, no projeto de Implantação da Rede Estadual de Planejamento, que envolveu a criação de metodologias de gestão e implantação de Escritórios de Monitoramento de Projetos em 14 Secretarias Estaduais;
  • Mestre em Engenharia de Telecomunicações pela UFRJ;
  • MBA em Gestão Empresarial pela FGV;
  • Graduado em Engenharia de Teleinformática na UFC;
  • Certificado Project Management Professional (PMP)® pelo Project Management Institute;
  • Um dos pioneiros na pesquisa, ensino e prática do gerenciamento de projetos no Ceará;
  • Foi presidente do Project Management Institute – Seção Ceará (PMI-CE) de 2006 a 2009.

Gestão de Projetos – Convertendo Estratégias em Resultados

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Objetivo

Esse curso aborda de forma prática e pragmática as boas práticas de gerenciamento de projetos, segundo os preceitos do Project Management Institute PMI®, e capacita o aluno em Gerenciamento de projetos a partir de processos de iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento de projetos.

A turma é dividida em equipes de projetos que gerenciam um projeto da iniciação até o seu encerramento. O encerramento do curso coincide com o encerramento do projeto prático.

Ementa

O Contexto da Gerência de Projetos

  • Introdução ao Gerenciamento de Projetos;
  • Cenário do Gerenciamento de projetos;
  • Principais Conceitos Projeto, Subprojeto, Programa, Operações e Gerência de Portfólio;
  • Áreas de Conhecimento;
  • Ciclo de Vida e Fases do Projeto;
  • O Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos;
  • Grupo de Processos e Sobreposição dos Grupos de Processos em uma Fase;
  • Influências da Organização;
  • Escritório de Projetos.

Iniciação de projetos

  • Iniciando o Projeto;
  • Análise de requisitos;
  • Identificação das partes interessadas;
  • Elaboração do Termo de Abertura do Projeto;
  • Elaboração e apresentação de termo de abertura do projeto.

Gerenciamento de escopo e tempo de projetos

  • Planejando e Definindo o Escopo do Projeto;
  • Estrutura analítica do projeto;
  • Elaboração de cronograma;
  • Elaboração e apresentação de declaração o escopo, EAP e cronograma.

Gerenciamento de custos e riscos em projetos

  • Estimando os Custos e Elaborando o orçamento do Projeto;
  • Identificação de riscos;
  • Análise Qualitativa de riscos;
  • Desenvolvimento do Plano de Respostas aos riscos;
  • Elaboração e apresentação de plano de resposta aos riscos.

Monitoramento e controle

  • Planejamento das comunicações;
  • Controle Integrado de Mudanças;
  • Comitê de controle de mudanças;
  • Métricas de acompanhamento.

Encerramento

  • Encerramento administrativo e de contratos;
  • Lições aprendidas;
  • Prática de geração de lições aprendidas.

Carga Horária

20 horas/aula.

Facilitador

Cassio Germano – Msc., PMP®, MBA

  • Diretor da Portfolio Gestão e Capacitação;
  • Participa do Advanced Project Management Program da Universidade Stanford (EUA);
  • Consultor internacional na área de governança, projetos, programas e portfolios. Entre seus clientes, constam empresas de grande porte e multinacionais de atuação na área de governo, saúde, educação, financeira, petroquímica, telecomunicações, tecnologia da informação e entretenimento;
  • Foi consultor na Seplag-CE, no projeto de Implantação da Rede Estadual de Planejamento, que envolveu a criação de metodologias de gestão e implantação de Escritórios de Monitoramento de Projetos em 14 Secretarias Estaduais;
  • Mestre em Engenharia de Telecomunicações pela UFRJ;
  • MBA em Gestão Empresarial pela FGV;
  • Graduado em Engenharia de Teleinformática na UFC;
  • Certificado Project Management Professional (PMP)® pelo Project Management Institute;
  • Um dos pioneiros na pesquisa, ensino e prática do gerenciamento de projetos no Ceará;
  • Foi presidente do Project Management Institute – Seção Ceará (PMI-CE) de 2006 a 2009.

 

 

PMP e PMBOK são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.

Gerenciamento Estratégico da Cadeia de Suprimentos – Lean Supply Chain

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Objetivo

Capacitar profissionais no modelo de suprimentos Lean com o enfoque no relacionamento entre o fornecimento e o recebimento de materiais em ambientes empresariais, principalmente, mas não apenas, no ambiente de manufatura.

As estratégias de compras do Lean Manufacturing aplicadas às organizações fazem com que se obtenha uma cadeia de fornecimento enxuta, onde há redução de estoques, eliminação de rupturas de estoque e aumento da liquidez financeira das organizações.

Ementa

A função Compras

  • Estágios da função de compras;
  • Estratégias de compras.

Terceirização e fornecedores

  • Terceirizações;
  • Fonte única ou fontes múltiplas;
  • Avaliação de fornecedores.

Sistemas puxados de compras (kanban de matérias primas)

  • Análise de variação de demanda;
  • Variação de demanda e lead-time (tempo de entrega);
  • O que colocar em kanban.

Sistema Lean de Movimentação de Materiais

  • Desenvolvendo um PPCP (Plano Para Cada Peça);
  • Onde localizar o almoxarifado (chamado de supermercado ou market place), qual a quantidade de cada peça a se manter em estoque e qual o espaço a ser ocupado por cada uma delas;
  • Como operar o almoxarifado (chamado de supermercado ou market place);
  • Identificação de um modelo de abastecimento de linha de produção;
  • Como sinalizar ao supermercado que há necessidade de abastecimento de linha de produção e quando.

Milk-run e Efeito Forrester

  • Milk-run: ciclos frequentes de transporte;
  • Amplificação da demanda: causas e possíveis soluções.

Facilitador

João Luís Piancó – MBA

  • Profissional com 10 anos de experiência com Lean Manufacturing;
  • Atuação nacional e internacional com Lean Manufacturing em grandes empresas nacionais (públicas e privadas) e multinacionais de diversos ramos: automobilístico, saúde, energia, naval, confecção, couro, químico e metal-mecânico;
  • Professor de Lean Manufacturing, na Faculdade Farias Brito (FFB);
  • MBA Executivo em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV);
  • Graduado em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Federal do Ceará.

Gerenciamento do dia a dia em Saúde e Liderança Lean na Saúde

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Objetivo

Capacitar profissionais a estruturar uma rotina de gestão de indicadores do negócio, indicadores esses utilizados na WCM (World Class Manufacturing – Manufatura Classe Mundial). O foco é o envolvimento de todas as lideranças da empresa, como forma de melhoria na liderança e na organização do trabalho para a Transformação Lean.

Compreende um conjunto de indicadores, ferramentas e comportamentos específicos que trazem um maior envolvimento entre os líderes e colaboradores, fazendo com que estes realizem sua função mais importante, a resolução de problemas e a criação e implantação de melhorias em seus postos de trabalho.

Ementa

The World Class Manufacturing (A Manufatura Classe Mundial)

  • Os 10 Pilares técnicos da WCM;
  • Os 10 Pilares Gerenciais da WCM;
  • Auditoria dos dados da WCM.

Shop Floor Management

  • Conceito Geral de Shop Floor Management;
  • Comunicação no Shop Floor Management;
  • Relação Mestre e Aprendiz.

A busca do cuidado perfeito

  • Unidade de propósito;
  • Gestão visual;
  • Conquistando os médicos;
  • Quadro de Melhorias;
  • Remodelando o comportamento;
  • Plano de ação e sucessão do projeto;
  • Plano Kaizen.

Facilitador

João Luís Piancó – MBA

  • Profissional com 10 anos de experiência com Lean Manufacturing;
  • Atuação nacional e internacional com Lean Manufacturing em grandes empresas nacionais (públicas e privadas) e multinacionais de diversos ramos: automobilístico, saúde, energia, naval, confecção, couro, químico e metal-mecânico;
  • Professor de Lean Manufacturing, na Faculdade Farias Brito (FFB);
  • MBA Executivo em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV);
  • Graduado em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Federal do Ceará.

Gerenciamento do Chão de Fábrica (Shop Floor Management) com base na WCM

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Objetivo

Compreende um conjunto de indicadores, ferramentas e comportamentos específicos que trazem um maior envolvimento entre os líderes e colaboradores, fazendo com que estes realizem sua função mais importante, a resolução de problemas e a criação e implantação de melhorias em seus postos de trabalho

Ementa

The World Class Manufacturing (A Manufatura Classe Mundial)

  • Os 10 Pilares técnicos da WCM;
  • Os 10 Pilares Gerenciais da WCM;
  • Auditoria dos dados da WCM.

Shop Floor Management

  • Conceito Geral de Shop Floor Management;
  • Comunicação no Shop Floor Management;
  • Relação Mestre e Aprendiz.

Instrumentos do Shop Floor Management

  • Diário da Produção;
  • Gráficos de indicadores;
  • Formulários de Solução de Problemas;
  • Critério de Escalada de Problemas;
  • Quadro de Melhorias;
  • Quadro de cartões T;
  • Layout de Cockpit Room;
  • Plano Kaizen.

Facilitador

 

Gerenciamento de Projetos Utilizando o Microsoft Project 2016

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Objetivo

Desenvolver nos participantes o conhecimento e a capacidade de gerenciar projetos de variados portes utilizando a ferramenta especialista de mercado Microsoft Project 2016, envolvendo planejamento, acompanhamento e controle e gerência de recursos humanos e financeiros.

Ementa

Introdução

Apresentação do Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2012 – PMI Survey

  • Introduzindo o Microsoft Project 2016;
  • O Microsoft Project 2016 e o Ciclo de Vida de Projetos;
  • Primeiro Contato com o Microsoft Project 2016;

Fase de Iniciação do Projeto

Criando um Projeto

  • Inserindo Informações do Termo de Abertura.

Fase de Planejamento do Projeto

Elaboração de uma EAP

  • Criando e Ajustando o Calendário do Projeto (Ajuste de Dias e Horários Padrão, Exceções ao Calendário e Criação de Novos Calendários);
  • Incluindo as Entregas de um Projeto ao Plano;
  • Visualizando os Códigos e Níveis de EAP;
  • Criando Atividades (Tipo de Agendamento, Atividade Resumo do Projeto, Atividades Recorrentes, Atividades Marco, Atividades Divididas, Atividades Inativas e Atividades Inspecionadas);
  • Sequenciando Atividades (Relações de Dependência entre Atividades, Retardos e Adiamentos e Criação e Alteração do Sequenciamento);
  • Estimando Recursos (Tipos de Recursos: Trabalho, Material e de Custo e Criação dos Recursos no Cronograma);
  • Estimando Atividades (Variáveis de Atividades, Tipos de Atividades: Trabalho Fixo, Duração Fixa e Unidade Fixa, Inserção de Recursos na Atividade, Informações da Alocação da Atividade e Restrições da Atividade);
  • Realizando Ajustes (Nivelamento de Recursos, Visualização do Caminho Crítico do Projeto, Compactação do Cronograma: Crashing e Fast Tracking, Visualização dos Custos dos Recursos do Projeto e Inserção de Recursos de Orçamento);
  • Salvando a Linha de Base do Projeto (Definição e Exclusão de Linhas de Base para Projetos).

Fase de Execução do Projeto

Apresentando a Linha do Tempo

  • Apresentando Alguns Campos para Registro de Informações de Acompanhamento;
  • Métodos para Registro do Acompanhamento;
  • Inserindo uma Data Limite para a Atividade;
  • Visualizações Principais para Acompanhamento (Custos, Prazos e Esforço);
  • Relatórios (Tipo Visão Geral e Tipo Visual).

Fase de Controle e Encerramento do Projeto

  • Criando Indicadores Gráficos.

Carga Horária

24 horas/aula.

Facilitador

A definir

Gerenciamento de Projetos de Transformação de Processos

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Objetivo

Apresentar os conceitos, técnicas e ferramentas utilizadas nos projetos de transformação de processos. Esse treinamento aborda as boas práticas de gestão de projetos, bem como apresenta o ciclo de vida dos projetos de transformação de processos.

Ementa

Transformação de Processos

  • O que é Transformação de Processos;
  • Amplitudes de Transformação;
  • Principais Abordagens de Melhoria de Processos;
  • A Transformação de Processos no Contexto de BPM.

Gerenciamento de Projetos

  • Visão Geral do Gerenciamento de Projetos;
  • Áreas de conhecimento do Gerenciamento de projetos;
  • Ciclo de Vida do Gerenciamento de Projetos;
  • Restrições em Projetos.

Gerenciamento de Projetos de Transformação de Processos

  • Ciclo de Vida dos Projetos de Transformação de Processos;
  • Principais problemas dos Projetos de Transformação;
  • Planejando o Projeto de Transformação;
  • Gerenciando as Expectativas das Partes Interessadas;
  • Riscos de Projetos x Riscos de Processos;
  • Execução e Monitoramento dos Projetos de Transformação;
  • Encerramento do Projeto.

Carga Horária

16 horas/aula.

Facilitadores

Cristiano Oliveira – MBA, PMP®, CBPP®

  • Diretor de Projetos e Operações do Grupo Portfolio;
  • Profissional com mais de 10 anos de experiência nas áreas de Gestão de Processos de Negócio e Projetos;
  • Mestrando em Computação Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE);
  • MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas (FGV);
  • Engenheiro de Produção Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC);
  • Engenheiro de Segurança do Trabalho habilitado pelo CREA-CE;
  • Certificado em Gerenciamento de Processos de Negócio (CBPP) pela Association of Business Process Management Professionals (ABPMP);
  • Certificado como Project Management Professional (PMP) desde de 2005, pelo Project Management Institute (PMI);
  • Coordenador dos MBAs em Gestão de Projetos e Processos e Gestão de Projetos de TI na Faculdade Farias Brito;
  • Professor dos cursos preparatórios para Certificação PMP e CBPP pelo Grupo Portfolio.

Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM): Teoria e Prática

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Capacitar profissionais em conceitos, técnicas e ferramentas de Gerenciamento de Processos de Negócio – BPM. Este curso prepara o profissional para utilizar o BPM em suas empresas, a fim de gerar valor de forma consistente e de acordo com as melhores práticas de mercado. Dada sua aplicabilidade prática em gerar resultado, o BPM é uma disciplina gerencial conhecida e disseminada em todo mundo. Neste curso são abordados os fundamentos de BPM, modelagem de processos e Gerenciamento de Desempenho etc.

Ementa

Fundamentos de Business Process Management (BPM)

  • Contexto atual do mundo dos negócios;
  • O que é Business Process Management (BPM);
  • Áreas de conhecimento do BPM CBOK;
  • Principais conceitos de BPM.

Gerenciamento Corporativo de Processos

  • Tipos de Processos;
  • Construção da Arquitetura de Processos;
  • Técnicas de Priorização de Processos;
  • Papéis e Responsabilidades em BPM.

Planejamento e Visão de Futuro

  • Definição do Escopo do Processo Crítico;
  • Definição do Problema e Objetivo do Projeto;
  • Planejamento do Projeto;
  • Níveis de Processos e Níveis de Modelagem.

Entendimento e Análise da Situação Atual (AS IS)

  • Modelagem de Processos com BPMN;
  • Boas Práticas de Modelagem de Processos;
  • Entendimento e Análise de Processos.

Proposta de Situação Futura (TO BE)

  • Desenho de Processos (TO BE);
  • Considerações para Implementação.

Carga Horária

24 horas/aula.

Professores

A Definir

Gerenciamento Ágil de Projetos para Transformação de Negócios

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Objetivo

O Curso aborda o gerenciamento de projetos de software a partir da SCRUM e faz um paralelo com as boas práticas do Project Management Institute PMI® apresentadas no PMBOK (um padrão globalmente reconhecido para o Gerenciamento de Projetos nos mercados de hoje).

O SCRUM, um Framework para gerenciamento de projetos de software, hoje com vasta utilização no mundo como uma ferramenta de comprovada eficiência para gerenciar projeto de software baseados na metodologia de desenvolvimento ágil. Porém, pode ser aplicado em qualquer contexto no qual um grupo de pessoas com conhecimentos multidisciplinares necessitem trabalhar juntas para atingir um objetivo de projeto.

O Scrum junta conceitos de Lean, desenvolvimento iterativo e do estudo de Hirotaka Takeuchi e Ikujiro Nonaka no artigo The New Product Development Game.

Ementa

Gerenciamento de Projetos de software com metodologia ágil (fatos e mitos)

Expectativa do cliente
O que é SCRUM?
Por que do SCRUM
Quando utilizar o SCRUM
Características dos Projetos
Fatores que influenciam projetos ao fracasso
O manifesto ágil

Entendendo o SCRUM

O Negócio (entendendo que o cliente quer);
Conceitos: produto, releases e sprints;
Product Backlog;
As Pessoas:
– Quem é quem: Product Owner, Scrum Master e Time
– Quem faz o quê: Product Owner, Scrum Master e Time
Pigs e Chickens

Iniciação de projetos

Definição de justificativa, objetivos, escopo de projeto e produto, restrições e promissas
Termo de abertura do Projeto
Planejamento de projetos

Planejamento

Vícios freqüentes em planejamentos
Sistemas de informação de gerenciamento de projeto
Declaração do Escopo
Estrutura Analítica do Projeto

Ciclo de vida

o Planejamento da Sprint Backlog
o Sprints o Sprint Review
o Sprint Retrospective
Utilizando quadro Kanban: Como ferramenta de acompanhamento

PRÁTICA 1

Utilização de práticas do SCRUM para planejar, definir equipe, construir e entregar produtos.
Definição de Prioridades, Realização de Estimativas e Controle de Qualidade
Elaboração do Cronograma
Como definir prioridade para os itens do Product Backlog?
Como definir estimativa para os itens do Product Backlog?
Entendendo e detalhando o que deve ser feito: Cenários e User Story
Cuidando da Qualidade
Sistema de Controle de Mudanças

PRÁTICA 2

Utilização de práticas do SCRUM para gerenciar um projeto
Exercício de Gerenciamento de Projetos Usando SCRUM
Definir Papéis, Montar Product Backlog, Reunião de Planejamento, Estimar Itens de Backlog, Planejar Sprint, Reuniões diárias, Reunião de Demonstração e Reunião de Retrospectiva
Encerramento de Projetos
Procedimento de Encerramento de Projetos e fases
Lições Aprendidas

Carga Horária

16 horas / aula

Facilitador

A definir

Análise da Viabilidade Econômico-Financeira de Projetos

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Objetivo

Capacitar profissionais em conceitos, técnicas e abordagens de métodos de avaliação de investimentos, bem como evidenciar o papel do custo de oportunidade na análise de projetos e demonstrar os impactos dos diferentes cenários para seleção e priorização de projetos de investimento.

Ementa

Relacionamento do projeto com o plano de negócios

  • Visão de retorno da organização;
  • O processo de planejamento estruturado de uma organização;
  • Plano de Investimentos: horizonte e relacionamento;
  • Alinhamento entre planos estratégicos e tático;
  • Aderência estratégica dos Projetos;
  • Algumas técnicas de análise;
  • Roteiro de Elaboração de Plano de Negócios.

Questões financeiras inerentes aos projetos

  • Aspectos monetários e não monetários da gestão de projetos;
  • Gastos: despesas, custos, investimentos e perdas;
  • Demonstrações Financeiras e seu relacionamento;
  • Modelo para estruturação de fluxo de caixa, demonstração de resultado e balanço patrimonial.

Métodos de avaliação de investimentos

  • As várias metodologias;
  • Métodos Baseados no Fluxo de Caixa;
  • Período de Payback (simples);
  • Período de Payback (ajustado);
  • Taxa Interna de Retorno (TIR);
  • Taxa de Retorno Modificada (TIRM);
  • Valor Presente Líquido do Fluxo de Caixa (VPL);
  • Índice de Lucratividade;
  • Índice Custo – Benefício;
  • Métodos Baseados no Resultado Econômico-Financeiro;
  • Taxa de Retorno Contábil;
  • Economic Value Added (EVA);
  • Custo de Oportunidade;
  • Questões Relevantes na utilização dos métodos de avaliação de investimentos.

Cases de viabilidade econômico-financeira em projetos

  • Case de Venda de Novos Produtos/Serviços;
  • Case de Abertura de Novas Unidades de Negócio;
  • Case de Aquisição de Equipamento de alto valor de investimento (Modelo de seleção de fornecedores e equipamentos).

Carga Horária

16 horas/aula.

Facilitador

A definir